A regra dos terços

▲▼▲

A regra dos terços é uma antiga técnica utilizada para ajudar a melhorar a composição das fotografias, fazendo elas parecerem menos estáticas e mais agradáveis quando o ponto de interesse está ligeiramente fora do centro.

A técnica é simples, imagine duas linha verticais e duas horizontais, fazendo um jogo da velha, dividindo a imagem em nove quadros, coloque o centro de interesse em um dos quatro pontos focais onde as linhas se cruzam, como a imagem a baixo.

Foto por: Realmustache

Se está foto estivesse com o foco centralizado daria enfase somente a garota, com a regra dos terços, realçou não só  ela mas também o que está a sua volta, criando um equilíbrio entro o sujeito e o ambiente.

Aqui está quatro regrinhas super bacanas que vale a pena tentar praticar.

  1. Use as linhas verticais da grade para posicionar, por exemplo, árvores, cachoeiras, aspectos específicos da arquitetura, ou apenas uma pessoa com um fundo por trás dela.
  2. Em fotografias de retratos use as linhas de grade horizontais para colocação dos olhos, ou, em caso de fotos com um  grupo de pessoas use as cabeças nas linhas horizontais para melhor compor a imagem.
  3. Em fotografias de paisagem use a linha de horizonte como controle para composição, por exemplo, onde a água encontra a terra, lago, costa do mar… conserve o horizonte em linha reta, de maneira com que a cena não dê a impressão de estar escorregando da fotografia.
  4. Tente colocar os pontos de interesse nas intersecções da grade (os pontinhos pretos como da imagem acima), mas sem ser perfeccionista, não precisa estar necessariamente sobre os pontos, linhas, basta puxar um pouco para as laterais e tirar do centro, atingindo um equilíbrio entre os elementos da imagem.

Mas lembre-se, nem todas as regras foram feitas para serem compridas, ela vai lhe ajudar a melhorar a maioria das suas fotografias, porem em algumas composições centralizar o objeto é ideal, cabe a você decidir o melhor momento de usar a técnica.

▲▼▲

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s